ADAPTANDO-SE ÀS FAMÍLIAS MODERNAS: a importância de um Dia da Família nas escolas
Na sociedade atual, a diversidade da configuração familiar é uma realidade inegável: famílias que têm um pai e uma mãe, as dos casais homoafetivos, com duas mães ou dois pais, algumas com mães e pais solo, chamadas de famílias monoparentais, as chamadas famílias mosaico ou pluriparentais, formadas por quem teve filho(s) em outro relacionamento e, após um divórcio ou uma viuvez, constituiu uma nova família e tem outro(s) filho(s), e ainda há as famílias anaparentais, nas quais os cuidadores não são os pais biológicos das crianças e dos adolescentes, formada por tios e sobrinhos, avós e netos por exemplo.
Em razão desse cenário, algumas escolas têm optado por substituir a tradicional celebração do Dia das Mães por um Dia da Família, uma mudança que reflete o reconhecimento de todas as configurações familiares dos estudantes e o compromisso com a inclusão.
Qual o porquê da mudança?
A ideia por trás dessa substituição é simples: evitar que qualquer aluno ou aluna se sinta excluído durante as celebrações. Celebrar apenas o Dia das Mães pode ser doloroso para crianças que não têm uma mãe presente, seja por falecimento, separação ou porque simplesmente não faz parte de sua estrutura familiar.
Por outro lado, o Dia da Família permite que cada criança celebre as pessoas que desempenham esse papel de cuidado e apoio na sua vida.
Impacto na comunidade escolar
O Dia da Família serve como uma ferramenta educativa, que reforça o valor do respeito pelas diferentes configurações familiares. A celebração pode incluir atividades que envolvam todos os membros de qualquer tipo de família e promove a interação e o entendimento mútuo entre as famílias e a escola.
Diversidade familiar
A substituição do Dia das Mães pelo Dia da Família nas escolas é mais do que uma mudança de data: além de promover a inclusão, essa mudança tem o potencial de educar os estudantes sobre diversidade e aceitação das diferenças desde cedo. Esse tipo de iniciativa pode ajudar a construir uma comunidade escolar mais acolhedora e compreensiva para todos.