SEMEANDO O FUTURO: a inspiração de Amélia para os filhos Renato e Ronaldo
Amélia Casagrande, uma mulher cuja vida, repleta de dedicação e amor pela educação, foi um testemunho da sua força transformadora, não acendeu uma chama similar nos corações dos seus filhos Renato e Ronaldo.
Desde a infância, Renato acompanhava Amélia em sua jornada educativa e testemunhava como a sua mãe impactava positivamente a vida dos seus alunos e alunas. Essas experiências compartilhadas nas salas de aula, onde a mãe e o filho trabalhavam lado a lado, despertaram em Renato o gosto pelo magistério, que testemunhava, de perto, o poder da educação para transformar as pessoas, uma lição aprendida não apenas pelas palavras, mas também por ações.
Assim também aconteceu com Ronaldo que, inspirado pelo exemplo da sua mãe e de seu irmão, também se viu atraído pela nobre carreira do magistério. Observando o trabalho incansável e a paixão de Amélia, Ronaldo compreendeu que ensinar era mais do que uma profissão: era um chamado, uma forma de tocar vidas e moldar o futuro.
Amélia plantou a semente da educação não apenas nos terrenos férteis de escolas e comunidades como também no rico solo do seu lar e pôde se aposentar com a tranquilidade de que a sua missão teria continuidade com Renato e Ronaldo, que carregavam consigo o compromisso e a missão de sua mãe, assegurando que a presença de Amélia na educação perdurasse por gerações.
O legado de Amélia Casagrande não ficou restrito aos corredores das escolas por onde passou ou às inúmeras vidas que tocou diretamente; ele vive também na paixão pela educação que ela incutiu em seus filhos, e a chama do saber que ela acendeu continua a brilhar, iluminando o caminho de muitas pessoas.